“A educação deve ser um espaço para desenvolver nos alunos a capacidade de conviver na diversidade, combater preconceitos e discriminações, e promover valores de justiça social e sustentabilidade.”
Beatriz Ferraz, VP de Educação da Lekto
Acreditamos numa proposta de educação integral emancipadora, que forma sujeitos capazes de aprender, conviver, cuidar e transformar. Uma educação comprometida com a educação de crianças e jovens capazes de gerar transformação para um mundo melhor.
Entendemos que a educação integral envolve todas as dimensões do desenvolvimento humano - as afetivas, as relacionais e as cognitivas - de forma indissociável, por isso enfatizamos a necessária articulação intencional entre aprendizagens acadêmicas e socioemocionais para realmente efetivarmos uma educação integral transformadora.
Ao promover Aprendizagens Socioemocionais Transformadoras (ASETs) conectadas às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trazer práticas pedagógicas que se integram a Projeto Político Pedagógico da Escola, reiteramos nosso compromisso em apoiar a formação de crianças e adolescentes para serem agentes transformadores em defesa de um mundo de justiça social, paz, sustentabilidade, dignidade humana e conexão com a natureza.
A proposta pedagógica da Lekto nasce do compromisso com uma educação transformadora, centrada na promoção do desenvolvimento integral de crianças e jovens. Para isso, organizamos nossa atuação a partir de três pilares fundamentais — Duplo Foco, Temáticas Transformadoras e Práticas Pedagógicas — que orientam todo o percurso formativo proposto pelo programa. Esses pilares estruturam as Trilhas de aprendizagem, articulando as dimensões socioemocionais, acadêmicas e éticas do currículo, de modo a criar experiências significativas, contextualizadas e conectadas com os desafios contemporâneos.
Para conhecer um pouco mais sobre o duplo foco, acesse o seguinte material:
O trabalho com as aprendizagens se dá na Plataforma Lekto que é uma ferramenta digital criada para apoiar professores e gestores escolares na organização de um cotidiano educativo intencional, transformador e alinhado aos princípios do programa. Ela foi desenvolvida especialmente para apoiar na organização que considera o Ciclo que nomeamos como Jornada do Professor - Planejamento, Ação, Reflexão e Avaliação, e contribui para a construção de trajetórias de aprendizagem pelos alunos.
Na Plataforma, os professores escolhem as Trilhas que serão desenvolvidas ao longo do ano, organizando-as em uma sequência cronológica alinhada ao plano de ensino curricular — o que garante a abordagem de Duplo Foco —, planejam suas aulas com o apoio do Plano de Aula, registram observações sobre o processo de aprendizagem dos alunos e da turma e realizam a avaliação contínua das Aprendizagens Socioemocionais Transformadoras.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.