O professor atua como mediador, ou seja, considerando a temática específica da trilha que escolheu para trabalhar com sua turma, realiza mediações sugeridas em função das aprendizagens socioemocionais envolvidas em cada aula, que apoiem sua conversa nos grupos, para mobilizar as crianças a expressarem o que estão pensando e sentindo ao longo das propostas feitas nos diferentes contextos provocativos.
Assim, é esperado que o professor caminhe por entre os grupos procurando observar as feições das crianças, suas posturas, como estão participando e agindo no contexto proposto, se aproximando para comentar, perguntar, incentivar as ações que deseje destacar, seja no grupo ou para uma criança específica. Em seus comentários e mediações, recomendamos ao professor que privilegie falas positivas e incentivadoras em suas mediações.
As aulas seguem sempre uma organização composta por três momentos. Iniciam com uma prática de Atenção Plena, utilizando exercícios de respiração, meditação guiada ou foco, com o objetivo de desenvolver a consciência corporal, o bem-estar emocional e a regulação das emoções. Em seguida, acontece a Rotina de Pensamento, que propõe estratégias para estimular o pensamento crítico, a reflexão e a metacognição. Por fim, as aulas se encerram com um exercício de Autorreflexão, no qual as crianças analisam suas experiências, emoções e aprendizagens, conectando esses aspectos ao seu processo de aprender e às interações sociais vividas.
Para mais detalhes de cada momento e como mediar, acesse o link abaixo:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.