A nossa proposta pedagógica parte da concepção de que a educação é um processo ativo, coletivo e transformador, no qual os estudantes, sejam crianças ou jovens, são reconhecidos como protagonistas de suas
aprendizagens. Valorizando a autonomia, a autogestão e a autorregulação, o programa busca fortalecer o autoconhecimento e a autoestima, criando condições para que assumam um papel ativo em suas trajetórias.
As práticas pedagógicas são organizadas em contextos de interação colaborativa, em pequenos grupos, onde o cuidado mútuo, a escuta e os vínculos afetivos potencializam o desenvolvimento integral. Espaços e materiais, concebidos como “terceiro educador”, termo utilizado pelo educador Loris Malaguzzi (1920-1994), promovem a iniciativa autônoma das crianças e jovens e criam condições para a atuação do professor como mediador e não como centralizador das aprendizagens.
Assim, propomos práticas que dialogam com pedagogias inovadoras, como as propostas de Reggio Emilia, a abordagem High-Scope, a aprendizagem baseada em investigação e aprendizagem baseada em projeto. Assim, reiteramos o compromisso com uma educação crítica e engajada, que forma sujeitos criativos, éticos e comprometidos com a transformação do mundo em um lugar mais justo, democrático e solidário.
Leia o material abaixo para que você tenha maior compreenção da proposta do programa:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.